Abordagem
Nossa abordagem nessa área possui duas vertentes: prevenção e reabilitação de distúrbios do sistema musculoesquelético, compreendendo uma patologias ortopédica, podendo ser de origem osteomioarticular, tendíneas ou fasciais resultantes de processos degenerativos, traumas e fraturas e suas consequências imediatas e tardias e lesões por esforços repetitivos.Além disso, a abordagem da fisioterapia traumato-ortopédica se estende para os casos de trauma, nos quais o paciente foi submetido à algum procedimento cirúrgico. O tratamento tem como objetivo potencializar as habilidades funcionais do paciente, reduzir o quadro doloroso, minimizar as alterações encontradas no sistema musculoesquelético e por fim, devolver a capacidade funcional do paciente.

Prevenção

O trabalho preventivo é realizado através de uma avaliação fisioterapêutica criteriosa e   detalhada do paciente, na qual se observa diversas alterações estáticas e dinâmicas que podem funcionar como fatores determinantes na ocorrência de futuros problemas musculoesqueléticos e lesões ortopédicas.

 

Reabilitação

A reabilitação de lesões musculoesqueléticas se caracteriza pelo conjunto de intervenções terapêuticas, aplicadas com o objetivo de restaurar, adquirir ou recuperar a funcionalidade do paciente visando o retorno as atividades de vida diária. Podem ser utilizados recursos eletrotermofototerápicos, terapia manual, cinesioterapia (exercícios funcionais, fortalecimento e alongamento muscular), treinamento neuromuscular, sensório-motor e proprioceptivo.